Melisma
Melisma em música é a técnica de transformar a nota (sensação de frequência) de uma sílaba de um texto enquanto ela está a ser cantada. A música cantada neste estilo é dita melismática, ao contrário de silábica, em que cada sílaba de texto corresponde a única nota. A música das culturas antigas usavam técnicas melismáticas para atingir um estado hipnótico no ouvinte, útil para ritos místicos de iniciação (Mistérios Eleusinianos) e cultos religiosos. Esta qualidade ainda é encontrada na música contemporânea hindu e muçulmana. Na música ocidental, o termo refere-se mais comumente ao Canto gregoriano, mas pode ser usado para descrever a música de qualquer género, incluindo o canto barroco e mais tarde o gospel. Geralmente, Aretha Franklin é considerada uma das melhores empregadoras modernas desta técnica.
Alleluia in Vigilia Nativitatis
O Melisma apareceu pela primeira vez na forma escrita (o seu registro mais antigo data de meados do século X D.C.) em alguns géneros do Canto Gregoriano, usados em certas secções da Missa. Por exemplo, o gradual e o aleluia, em particular, eram melismáticos por característica, enquanto o trato não, e padrões melódicos repetitivos eram evitados deliberadamente no estilo. O rito bizantino também usava elementos melismáticos na sua música, que se desenvolvia em concorrência ao canto Gregoriano.
A sequência de notas do “Glória”, de Edward Shippen Barnes, que é conhecido em inglês como o hino 'Angels We Have Heard On High', contém uma das sequências mais melismáticas do reportório "popular" de música cristã, no “o” da palavra “Gloria”.
Atualmente o Melisma é usado na música popular do Oriente Médio. O Melisma também é comumente apresentado na música popular ocidental, que tem sido fortemente influenciada pelas técnicas vocais e musicais afro-americanas, por artistas tais como Whitney Houston, Stevie Wonder, Beyoncé Knowles, Mariah Carey, Celine Dion, Christina Aguilera, Nelly Furtado e Melody Thornton.
O Melisma também é o nome de um sistema de computação para executar vários tipos de análises musicais (tais como métrica, agrupamento, harmonia, afinação e análise de contraponto) nas representações MIDI de melodias (Temperley, 2001).
Referências
Richard L. Crocker: "Melisma". Grove Music (Grove Dictionary of Music and Musicians) online, ed. L. Macy, acessado em 27 de março de 2005.
Internet-Encyclopedia article "Melisma"* David Temperley, The Cognition of Basic Musical Structures. MIT Press, 2001.
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